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O Posto de Gasolina do Futuro

Entender como os usuários do Posto de Gasolina do Futuro viram o serviço e as inovações já implementadas de modo a descobrir o que irá e o que não irá agregar valor à experiência do consumidor.



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Desafio

Oferecer formas eficientes de comunicar os serviços e as ideias de sustentabilidade da Petrobrás e considerar o potencial de aplicação de novas tecnologias e soluções.

Desenvolvimento do projeto

Com o objetivo de entender o serviço a partir do ponto de vista do usuário, a equipe da MJV mergulhou no universo do posto de gasolina ao longo de vários dias.

Diversos métodos qualitativos e quantitativos foram usados para um melhor conhecimento dos usuários e de outros atores envolvidos no processo, e para traçar os perfis e quantificar comportamentos.

(No Brasil, os motoristas não enchem o tanque do próprio carro. Há frentistas nos postos de gasolina que fazem esse trabalho).

A equipe da MJV realizou uma série de estudos qualitativos, entrevistas semi-estruturadas, observações etnográficas e participativas, incluindo as técnicas conhecidas como “shadowing”, “a day in the life” e “the mystery shopper

Durante quatro dias de observação, pudemos coletar dados que nos levaram a diversas conclusões sobre os hábitos e experiências dos usuários do Posto de Gasolina do Futuro. Junto com a pesquisa qualitativa, essa abordagem deu uma valorosa contribuição, já que ela validou dados e percepções e permitiu o surgimento de percepções, agregando material e constantemente inspirando novas impressões.

Com essa informação, as personas foram delineadas para se tornarem as nossas diretrizes para a geração de ideias voltadas para o usuário final e para as oficinas de cocriação que foram realizadas. No final da fase de prototipação, as ideias já tinham evoluído com a participação dos consumidores e dos funcionários do posto de gasolina e isso nos levou a fase de formulação de requisitos finais e recomendações estratégicas.

Resultados

  • A equipe da MJV criou diferentes soluções de sustentabilidade de modo que os consumidores pudessem interagir com o posto de gasolina e com o os conceitos de tecnologia verde e sustentabilidade, bem como com as soluções para serviços inovadores que incentiva os frentistas a disseminar as inovações sustentáveis do posto de gasolina.

Ficha Técnica

Segmento Energia

Metodologia Aplicada Design Thinking

Serviço Inovação em Produtos e Serviços

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