Telecomunicações

Desenvolver um estudo qualitativo sobre os usuários de celulares pré-pagos no Brasil, com o objetivo de identificar comportamentos e valores típicos e testar soluções inovadoras no segmento de microsseguros.

Desenvolvimento do projeto

A pesquisa foi realizada em duas frentes: pesquisa interna com mercados similares – especialmente em países com mercados emergentes – e pesquisa exploratória, para o entendimento de aspectos diferentes que podem influenciar e incentivar o público-alvo a experimentar produtos ou serviços a partir de seus telefones celulares.

Com a análise dos dados de pesquisa, fomos capazes de identificar polos opostos. Tais polaridades incluem telefones básicos x smartphones, usuários de diversas operadoras x usuários de operadora única, serviços pré-pagos x serviços pós-pagos etc. Após a definição dessas particularidades e o mapeamento dos sujeitos, nós pudemos criar perfis de usuários extremos, regulares e de uma única vez.

Para as classes C e D e a classe de trabalhadores no Brasil, a propaganda não é suficiente. O comportamento dos consumidores é frequentemente influenciado pelo boca-a-boca e pela qualidade do produto. Somente uma promoção agressiva, do tipo “compre e ganhe” irá convencer os consumidores a escolher um produto que não tenha sido recomendado.

Tendo chegado a essa conclusão, a equipe da MJV preparou oficinas de cocriação, para incentivar os executivos de clientes na criação de soluções inovadores em seguros, como a Outreach Sweepstake (que associa o prêmio a doações para caridade e a aquisição de créditos para falar de graça), e o Insurance Gossip (para promover as vendas de seguros coletivos através de uma rede de amigos e colegas).

RESULTADOS

As ideias que mais se adequaram aos critérios do projeto foram colocadas em teste com clientes em potencial de forma lúdica, aberta, interativa e indireta, de modo a permitir sua contribuição espontânea para o desenvolvimento de soluções definitivas.

O resultado foi um mapeamento detalhado das demandas do mercado de usuários de celulares pré-pagos no Brasil, que foi traduzido em recomendações sobre as soluções a serem desenvolvidas, bem como em uma metodologia para a implementação das soluções, visando maximizar sua força e sua eficiência.

Você está preparado para transformar o seu negócio?
Fale agora mesmo com um de nossos consultores!