Seguradoras

Promover a inovação no modelo de vendas de seguros de automóveis, com foco na experiência do corretor.

Desenvolvimento do projeto

Com o objetivo de entender mais profundamente o papel do corretor de seguros, uma pesquisa etnográfica holística foi realizada, englobando todos os estágios e recursos do processo de vendas. Além do mapeamento de todo o espectro de dificuldades do corretor, as ferramentas de design de serviços foram usadas para ajudar a comunicar suas experiências, sentimentos e necessidades.

Após a coleta de dados da pesquisa, processos de análise e síntese foram realizados de modo a permitir a manipulação dessas informações para que elas fossem usadas em entrevistas e oficinas de cocriação.

Durante o estágio de ideação do projeto Seguro de Automóveis – Inovação em Vendas, as oficinas de cocriação foram realizadas, envolvendo não apenas os corretores e compradores de seguros, mas também os acionistas da empresa. A participação de atores com pontos de vista e expectativas tão diferentes em relação ao mesmo processo permitiu que as ideias geradas fossem mais ricas e mais variadas.

Os conceitos mostrados durante as oficinas foram mais tarde elaborados e transformados em ideias e proposições completas. O foco estava nas experiências e demandas do corretor em relação a cotações e vendas.

A partir de ideias que vão de ajudar o corretor a desenvolver cotações de forma mais eficiente até a criação de uma melhor estratégia de comunicação dos produtos da seguradora para seus consumidores, três delas foram testadas em cenários de fidelidade média a alta. Isso não apenas contribuiu para uma maior eficácia dos protótipos, como também trouxe um maior entendimento do papel do corretor no modelo de vendas, fornecendo uma visão complementar de todo o processo interno.

RESULTADOS

Todos os protótipos foram considerados verdadeiramente valiosos para o processo de vendas. Os resultados obtidos pela equipe da MJV foram observados em diferentes momentos da jornada, tanto no que se refere a clientes como no que se refere aos corretores. Em termos gerais, os resultados também garantiram uma performance profissional aprimorada, ao economizar o tempo gasto com tarefas específicas, permitindo uma melhor comunicação em relação aos serviços disponíveis para clientes, bem como em relação aos que estão sendo implementados pela empresa.

Você está preparado para transformar o seu negócio?
Fale agora mesmo com um de nossos consultores!