Seguradoras

Identificar novas oportunidades para garantir o Reposicionamento Estratégico de Seguros de Vida e Previdência Privada de nosso cliente como peça chave no mercado de seguros do futuro.

O gerenciamento da inovação no projeto de recolocação estratégica e comercial teve dois objetivos específicos: identificar novas oportunidades na área de seguros e, ao mesmo tempo, criar uma cultura inovadora.

Desenvolvimento do projeto

No primeiro estágio do projeto de reposicionamento estratégico e comercial, nós realizamos uma profunda imersão que se verificou em cinco estados brasileiros, com o foco em três grupos específicos: a empresa, seus clientes e sua força de vendas.

Empresa

Através de entrevistas meticulosas e oficinas, a MJV mergulhou no contexto da empresa com dois objetivos básicos:

  • Familiarizar-se com a história da empresa e com o mercado de seguros e pensões.
  • Aclimatizar-se com os pensamentos e experiências dos funcionários/colaboradores que trabalham diariamente na empresa.

Análise

Os dados coletados nos permitiram um melhor entendimento das atuais relações da empresa no que se refere a processos, pessoas e meios de contato. Ainda, as percepções que resultaram nos ajudaram a construir uma estrutura de relações que orientaram a forma como a informação foi apresentada ao longo de todo o projeto.

Clientes

Mergulhamos fundo no mundo dos clientes, dos ex-clientes e dos clientes em potencial.

Força de vendas

Tivemos a oportunidade de investigar como os corretores e gerentes comerciais se relacionam com suas escolhas profissionais e com suas carreiras, em relação a suas expectativas e a seus clientes, bem como em relação à empresa propriamente dita.

Ao incorporar e reestruturar as experiências dos agentes da empresa, nós fomos capazes de avaliar a realidade desses grupos a partir de uma nova perspectiva.

Criamos indicadores de envolvimento (intimidade), motivação (paixão) e comprometimento em cada uma das fases caracterizadas pela interação desses agentes. Desse modo, fomos capazes de identificar lacunas e fragilidades em todos os níveis de relacionamento da empresa.

O passo seguinte se concentrou no desenvolvimento de estratégias para intensificar e harmonizar o envolvimento, a motivação e o comprometimento de clientes e da força de vendas em cada um dos níveis de seu relacionamento com a empresa.

Fundamentadas em dados de pesquisa, reflexões/sugestões foram propostas para envolvermos todos os interessados em um debate colaborativo. As conclusões foram então usadas para desenvolver e prototipar soluções.

RESULTADOS

Após oito meses de desenvolvimento de projetos, as ideias com foco na satisfação do cliente, como melhores canais de comunicação, foram aprovadas e um laboratório de inovação foi criado no escritório do cliente para dar suporte à implementação de soluções e orientar a rotina diária para a geração continuada de ideias inovadoras.

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