Seguradoras

Difundir aspectos essenciais do Planejamento Estratégico Gamificado de uma multinacional, com um jogo criado para comunicar e engajar todos os níveis hierárquicos da empresa.

Desenvolvimento do projeto

Num primeiro momento, a equipe MJV aproximou-se do contexto do planejamento a ser implementado, buscando estar à par de todos os pormenores, bem como mapeando as iniciativas programadas e as interações esperadas entre as principais áreas da empresa. A partir do conhecimento obtido, o trabalho teve continuidade através de uma imersão junto aos departamentos e seus respectivos colaboradores, de forma a compreender que dinâmicas deveriam ser desenvolvidas para envolvê-los e motivá-los a realizar missões que se relacionassem aos macro-objetivos definidos pelos gestores.

Como resultado, criou-se um jogo colaborativo cujo intuito era o de cumprir metas (estabelecidas por áreas/departamentos) que se associassem à visão determinada pelo novo planejamento estratégico da empresa. No entanto, para que os objetivos definidos por áreas fossem atingidos, cada funcionário precisava realizar tarefas individualmente, de forma que todos os jogadores estivessem envolvidos na competição em dois níveis, um pessoal e outro coletivo. As missões orientavam-se a estimular três tipos de competência específicas (Resolvedor de Problemas, Propagador do Conhecimento e Visionário), estas que eram as desejáveis para que se alcançasse os novos objetivos do negócio.

O jogo atendeu de maneira satisfatória ao propósito de comunicar e engajar os colaboradores da empresa em todos os níveis, tendo como benefício adicional o cumprimento de importantes tarefas que há muito eram previstas, mas que só foram efetivamente realizadas a partir do estímulo gerado pela competição. Além disso, a partir da iniciativa proposta, tornou-se possível propagar informações estratégicas de maneira lúdica, sem que fosse necessário recorrer a apostilas e palestras, métodos que, por vezes, mostram-se excessivamente didáticos e pouco efetivos.

RESULTADO

O jogo atendeu de maneira satisfatória ao propósito de comunicar e engajar os colaboradores da empresa em todos os níveis, tendo como benefício adicional o cumprimento de importantes tarefas que há muito eram previstas, mas que só foram efetivamente realizadas a partir do estímulo gerado pela competição. Além disso, a partir da iniciativa proposta, tornou-se possível propagar informações estratégicas de maneira lúdica, sem que fosse necessário recorrer a apostilas e palestras, métodos que, por vezes, mostram-se excessivamente didáticos e pouco efetivos.

Você está preparado para transformar o seu negócio?
Fale agora mesmo com um de nossos consultores!