Varejo

Identificar novas oportunidades de negócio diante da crescente demanda por passagens aéreas no Brasil, com o auxílio dos processos de Design Thinking.

De acordo com o Ministério do Turismo, 10,7 milhões de brasileiros viajaram de avião pela primeira vez em 2011, ocasionando uma movimentação total de 11 bilhões de reais.

Desenvolvimento do projeto

Na primeira fase de Novos Usuários de Voos Internacionais, a equipe da MJV lançou mão de dados quantitativos e qualitativos obtidos em projetos de pesquisa desenvolvidos pelo departamento de marketing do cliente. Eles descobriram, por exemplo, que a experiência dos clientes começa com sua decisão em viajar de avião e termina quando ele chega em casa. Enquanto desfaz as malas e distribui presentes para a família, o consumidor já começa a pensar em sua próxima viagem. Essa informação foi usada para criar novos pontos de contato entre as lojas e o viajante.

Outro passo foi o desenvolvimento de um workshop para que os funcionários da empresa pudessem aumentar o valor do conhecimento do varejista e pudessem combinar esse conhecimento com pontos de vista ainda não explorados. As atividades da oficina estimularam a criação e o desenvolvimento de ideias possíveis de serem testadas, validadas e aprofundadas em outros estágios do processo.

RESULTADO

No final do workshop, as melhores ideias foram selecionadas, entre elas um programa de fidelidade do cliente, promoções em escolas e a promoção do próprio aeroporto. As ideias foram então prototipadas de modo a validar aquelas com o melhor potencial para implementação.

Você está preparado para transformar o seu negócio?
Fale agora mesmo com um de nossos consultores!