Projeto MJV

Aplicar os princípios da inovação em sua empresa.

A Jam é o meio mais eficaz de se construir algo de modo colaborativo. Grandes empresas em todo o mundo deixaram de lado paradigmas empresariais tradicionais e centrados na própria cultura corporativa para implementar o novo conceito de “inovação aberta”.

O termo se refere ao uso de conhecimentos internos e externos para aumentar a velocidade do processo de inovação. Na inovação aberta, o potencial de conhecimentos amplamente divulgados é usado para o desenvolvimento de produtos, serviços e tecnologias.

Esse novo método de criação envolve parceiros, clientes e institutos de pesquisa. O resultado é o aprimoramento da cadeia de fornecedores, com otimização dos custos e criação de novas fontes de renda para a empresa.

 

Mas o que é a JAM?

Na música, “jamming” significa improviso, combinação de ideias de diferentes pessoas para a criação de algo novo. Da mesma forma, para nós, ela é uma forma de aprender novas técnicas e de conhecer pessoas para melhorar nossas capacidades e criar soluções inovadoras.

Para a geração de ideias especiais, a Innovation Jam reúne uma equipe multidisciplinar para analisar a questão a partir de múltiplas perspectivas. O processo é idealizado de modo a incentivar a interação entre os participantes, que terão uma chance de se comunicar com pessoas de diferentes áreas e com diferentes interesses e, portanto, de debater os diversos assuntos em questão. Ainda, especialistas serão convidados como mentores que irão apresentar conhecimentos formais e opiniões fundamentadas aos participantes.

Como funciona a JAM?

A Jam é uma atividade flexível que pode acontecer ao longo de uma tarde ou se estender por alguns dias. Na abertura do evento, um assunto a ser trabalhado é escolhido. Os participantes são agrupados de acordo com seus interesses, conhecimentos e experiências em relação ao assunto escolhido. Para aumentar a capacidade criativa, é necessário ter uma equipe de facilitadores para auxiliar os participantes. O papel deles é dar ideias, fornecer referências, sugerir abordagens, motivar as pessoas e incentivar a prototipação.

O evento usa a abordagem de Design Thinking. Sendo assim, é muito importante que os participantes, oujammers, testem suas ideais. Isso significa que eles devem “colocar a mão na massa” para modelar produtos e serviços.

Os protótipos devem ser criados a partir de materiais disponíveis no local – argila para modelar, Lego, sucata de metal, tinta etc.

“Cursos intensivos”, palestras e debates também fazem parte do evento. As fases do processo de Design Thinking e as ferramentas de inovação empresarial e sustentabilidade são alguns dos assuntos tratados nesses cursos.

Na MJV, as Jams são realizadas nos laboratórios de prototipação. O local foi projetado para incentivar a criatividade, sendo equipado com materiais lúdicos. É essencial que as pessoas não fiquem apenas no “mundo das palavras”, mas que também tragam suas ideias para o “mundo real”. Durante a Jam é muito mais importante construir um protótipo físico do que discutir detalhes. Ela diz respeito a tornar uma ideia realidade, para que ela possa ser testada da melhor forma possível.

Porque a JAM em vez de uma oficina ou uma palestra?

A resposta é muito simples: na Jam as pessoas têm a chance de serem criativas e de usarem seus conhecimentos em face de um desafio com um prazo para conclusão. Em uma palestra, as pessoas são ouvintes apenas e numa oficina a integração acontece de forma limitada. A Jam dá liberdade para que você use sua criatividade no sentido de construir uma solução dentro de um prazo determinado.

Ainda, ao contrário do que se observa em uma oficina, a Jam abre uma perspectiva mais ampla e traz novas possibilidades de encontrar pessoas que podem agregar valores às suas ideias. Ideias que surgem durante as Jams são de fato testadas e encaminhadas para o estágio de validação.

RESULTADO

Criação de ideias, produtos e serviços;

Cocriação, com a equipe multidisciplinar;

Prototipação de ideias antes de elas serem desenvolvidas, para reduzir custos e conferir-lhe maior relevância.

Você está preparado para transformar o seu negócio?
Fale agora mesmo com um de nossos consultores!