Construção

Identificar ações que reduzem o impacto humano da implementação do ERP (Enterprise Resource Planning) ou de um software da SAP.

Desenvolvimento do projeto

Durante o primeiro estágio, visitamos diversas instalações da empresa em todo o Brasil. Essa abordagem incluiu ainda a condução de entrevistas com funcionários em todos os níveis da hierarquia organizacional.

A diversidade cultural associada às limitações tecnológicas de alguns grupos representou um desafio a mais no projeto, por ter sido necessário trazer soluções para atender as demandas de grupos muito diferentes.

Com a organização da pesquisa de campo, três macrotemas identificados sintetizaram os aspectos mais importantes a serem considerados.

  • Ênfase nas mudanças, nas escolhas e nas perdas que resultem da conversão do sistema atual para o Sistema SAP.
  • Expectativas – mapeamento de expectativas extremas para a redução de medos e preocupações e para a familiarização dos usuários com as realidades do sistema SAP.
  • Preparação para a mudança – aspectos relacionados à facilitação do processo ou à preparação da mudança gerencial propriamente dita.

Ferramenta

Gamificação

Sem esquecer potenciais dificuldades organizacionais durante a implementação do sistema SAP, a gamificação se apresentou como um método ideal, dada a sua capacidade de criar um sentimento espontâneo de comprometimento e de apresentar temas difíceis e assuntos delicados de forma lúdica e eficiente. As soluções de Gaming concebidas para a empresa são baseadas em pontos chave que foram identificados durante o primeiro estágio do projeto.

A equipe da MJV realizou uma série de estudos qualitativos, entrevistas semi-estruturadas, observações etnográficas e participativas, incluindo as técnicas conhecidas como “shadowing”, “a day in the life” e “the mystery shopper”

Durante quatro dias de observação, pudemos coletar dados que nos levaram a diversas conclusões sobre os hábitos e experiências dos usuários do Posto de Gasolina do Futuro. Junto com a pesquisa qualitativa, essa abordagem deu uma valorosa contribuição, já que ela validou dados e percepções e permitiu o surgimento de percepções, agregando material e constantemente inspirando novas impressões.

Com essa informação, as personas foram delineadas para se tornarem as nossas diretrizes para a geração de ideias voltadas para o usuário final e para as oficinas de cocriação que foram realizadas. No final da fase de prototipação, as ideias já tinham evoluído com a participação dos consumidores e dos funcionários do posto de gasolina e isso nos levou a fase de formulação de requisitos finais e recomendações estratégicas.

RESULTADOS

A MJV apresentou quatro tipos diferentes de jogos – Construction Operation, Expectra, SAP Marathon e The Wise One – que ajudaram a reduzir a apreensão dos funcionários em relação à implementação do novo sistema.


A assimilação do novo sistema tornou-se então mais fácil e foi feita sem grande impacto na produtividade.

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