Indústria Alimentícia

Usar a abordagem de Design Thinking, em um trabalho colaborativo, ao lado dos funcionários da empresa, para desenvolver um programa de treinamento para a criação de uma cultura de design na organização.

Desenvolvimento do projeto

Na primeira fase do processo de Design Thinking, a equipe da MJV abordou o problema através de um mergulho profundo no universo dos funcionários para identificar pensamentos, sentimentos e percepções. Nesse sentido, fizemos entrevistas juntamente com a observação participativa de suas rotinas diárias.

Depois dessa fase, nossa equipe organizou suas percepções com o objetivo de gerar padrões a partir dos quais os principais desafios do projeto surgiriam. Essas questões foram trabalhadas em sessões de cocriação com especialistas, profissionais de marketing, jornalistas e designers, funcionários da empresa e outras pessoas criativas que não haviam tido contato com o projeto e podiam ver as coisas sem maiores influências para, então, propor soluções “surpreendentes”.

Ao final do processo, um tour apresentou as soluções selecionadas em um circuito por onde passaram os funcionários – que ajudaram a decidir que soluções seriam prototipadas –, o presidente e o vice-presidente de Marketing da empresa.

RESULTADO

Como resultado do Design para Vencer, os executivos da empresa abraçaram um plano de capacitação de dois anos, a que chamamos de “We Design”. A MJV já implementou os seus três primeiros estágios: um programa de treinamento gamificado com uma equipe ampliada de design – composta por funcionários selecionados entre os membros da equipe de marketing–, e um grande evento chamado The Design Week, no qual todos os funcionários puderam compreender aspectos essenciais da disciplina e se conscientizaram das perspectivas da empresa em relação ao design como uma tecnologia de inovação para aumentar a receita.

O evento também contou com uma “amostra” da metodologia de Design Thinking, através da qual os funcionários e outros parceiros da empresa puderam acompanhar todo o processo – Imersão,Ideação e Prototipação – e enxergar a empresa a partir de uma perspectiva diferente.

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