Mídia Impressa

Propor a discussão de cenários macroeconômicos futuros entre executivos participantes de um evento.

Desenvolvimento do projeto

Como estará a economia do Brasil em 2022? Quais obstáculos podem impedir o desenvolvimento do país ao longo da próxima década? A partir destas e de outras indagações, a MJV Tecnologia e Inovação elaborou um jogo de cartas pervasivo, Brasil 2022, com o intuito de estimular os jogadores a identificarem qual seria o retrato mais provável da economia brasileira no futuro.

O jogo foi lançado no Brazil Summit 2011: Ordem e Progresso?, promovido pela revista inglesa The Economist em novembro de 2011, na cidade de São Paulo. Durante o evento, os participantes escolheram, de acordo com suas expectativas, um dentre quatro cenários plausíveis para a economia brasileira em 2022. A proposta do game era a de estimular a obtenção das dez cartas que compunham o cenário macroeconômico que consideravam mais provável de se concretizar. A obtenção das cartas do cenário preferido por cada um dos jogadores poderia se dar de duas formas: a partir de trocas realizadas diretamente com outros participantes ou com a banca do jogo. A iniciativa de submeter uma plateia de executivos a um jogo pervasivo, que se destina a antever cenários macroeconomicos, é inédita no mundo.

RESULTADO

Por basear-se em previsões reais realizadas por especialistas, as cartas do jogo passaram a ser disputadas pelos participantes do evento tal qual figurinhas raras, não só como uma maneira de vencer a competição, mas também de adquirir informações privilegiadas passíveis de influenciar a tomada de decisões no contexto profissional dos jogadores. Posteriormente ao evento, uma edição on-line do jogo foi disponibilizada pelo jornal O ESTADO DE SÃO PAULO.

Você está preparado para transformar o seu negócio?
Fale agora mesmo com um de nossos consultores!